BORDADO LIVRE - Minha Nova Paixao

Oiie,
Hoje quero te apresentar minha nova paixão: o bordado livre.
❤❤Não tem como não se apaixonar!❤❤
Vasculhando o Pinterest encontrei vários trabalhos lindos e, logo dei um jeito de aprender mais e por a mão na massa.
Nesse processo, me lembrei que aos 8 anos de idade tive a oportunidade de conhecer os pontos básicos do bordado, até pouco tempo eu tinha uma toalhinha com meus primeiros pontos. Que saudade!!!! Não sei onde eu estava com a cabeça pra jogar ele fora.
Mas tudo bem, nunca é tarde pra recomeçar... Então lá vou eu!!!!!

Minha primeira missão foi conhecer os principais pontos do bordado. E olha o que eu encontrei: o Manual do Bordado disponível no site da Coats Crafts em pdf. É só clicar e acessar.
Nele há dicas sobre linhas, agulhas, riscos, além dos 100 principais pontos para deixar seus projetos incrivelmente lindos. 
Cada ponto é acompanhado de imagem e nota explicativa para sua execução.
Vejam:
Fonte: Manual do Bordado (Coats Crafts Brasil).

Fonte: Manual do Bordado (Coats Crafts Brasil).
Pra quem deseja aprender a técnica, tenho uma boa notícia: não precisa gastar muito pra começar!!!

O bordado livre pode ser aplicado em quase todo tipo de tecido, embora haja os mais indicados como o algodão e o linho. Mas pra começar, vale a pena usar um que você já tenha disponível, na medida que você escolher um projeto pra executar, aí sim, deve buscar o tecido mais apropriado.
Além do tecido, vai precisar de uma boa tesoura de arremate, agulha e linhas coloridas para bordado (meadas ou em rolo), as espessuras ideais vão depender do tecido utilizado.
Há quem goste de usar o bastidor, mas ele não é um item obrigatório. Tem que ter habilidade pra usar isso... Por enquanto, estou fora da lista das habilidosas...hehehehehe...

Com esses quatro itens em mãos: tecido, tesoura, agulha e linha; é hora de escolher o risco e repassar ele para o tecido com o auxílio do papel carbono, ou, deixar a imaginação brotar e fazer um desenho livre. Depois, é só permitir que a criatividade flua e treinar os diversos pontos. 

Quanto mais você conhecer os pontos melhor, porque assim ficará mais fácil selecionar os pontos que mais gosta e que se encaixa em cada projeto.

Pra começar meus treinos, aproveitei as linhas que eu já tinha (comprei anteriormente para fazer projetos bordados em ponto cruz) e organizei minha caixinha de bordado assim:

Pra nossa inspiração segue alguns projetos que encontrei no Pinterest e achei um amor!!!
Espero que você goste e que te incentive a começar. 
Em breve vou selecionar vários riscos e postar aqui.
Pra mim, não tem terapia melhor que essa, assim eu  relaxo, solto a criatividade, aproveito pra decorar, presentear e ganhar um extra...rsrsrsrsrs...
Vejam que trabalhos maravilhosos (esses não são os meus, os encontrei na internet...):
Fonte: Pinterest 
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte Pinterest
Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Então fica aí a dica para novos projetos...
O bordado livre está em alta e é riquíssimo em elegância, um verdadeiro luxo!!!!
Espero que tenham gostado.
Aproveitem pra aprender e colocar em prática.

Beijos, Beijos!!!
Até mais...