Aprendendo a Viver:

"Nunca deixe de fazer algo bom, seja por você ou por outro alguém, mesmo que pareça muito pouco. Há pequenas coisas, minúsculos gestos ou palavras que são capazes de transformar corações, pensamentos e futuras atitudes."

BORDADO LIVRE - Minha Nova Paixao

Oiie,
Hoje quero te apresentar minha nova paixão: o bordado livre.
❤❤Não tem como não se apaixonar!❤❤
Vasculhando o Pinterest encontrei vários trabalhos lindos e, logo dei um jeito de aprender mais e por a mão na massa.
Nesse processo, me lembrei que aos 8 anos de idade tive a oportunidade de conhecer os pontos básicos do bordado, até pouco tempo eu tinha uma toalhinha com meus primeiros pontos. Que saudade!!!! Não sei onde eu estava com a cabeça pra jogar ele fora.
Mas tudo bem, nunca é tarde pra recomeçar... Então lá vou eu!!!!!

Minha primeira missão foi conhecer os principais pontos do bordado. E olha o que eu encontrei: o Manual do Bordado disponível no site da Coats Crafts em pdf. É só clicar e acessar.
Nele há dicas sobre linhas, agulhas, riscos, além dos 100 principais pontos para deixar seus projetos incrivelmente lindos. 
Cada ponto é acompanhado de imagem e nota explicativa para sua execução.
Vejam:
Fonte: Manual do Bordado (Coats Crafts Brasil).

Fonte: Manual do Bordado (Coats Crafts Brasil).
Pra quem deseja aprender a técnica, tenho uma boa notícia: não precisa gastar muito pra começar!!!

O bordado livre pode ser aplicado em quase todo tipo de tecido, embora haja os mais indicados como o algodão e o linho. Mas pra começar, vale a pena usar um que você já tenha disponível, na medida que você escolher um projeto pra executar, aí sim, deve buscar o tecido mais apropriado.
Além do tecido, vai precisar de uma boa tesoura de arremate, agulha e linhas coloridas para bordado (meadas ou em rolo), as espessuras ideais vão depender do tecido utilizado.
Há quem goste de usar o bastidor, mas ele não é um item obrigatório. Tem que ter habilidade pra usar isso... Por enquanto, estou fora da lista das habilidosas...hehehehehe...

Com esses quatro itens em mãos: tecido, tesoura, agulha e linha; é hora de escolher o risco e repassar ele para o tecido com o auxílio do papel carbono, ou, deixar a imaginação brotar e fazer um desenho livre. Depois, é só permitir que a criatividade flua e treinar os diversos pontos. 

Quanto mais você conhecer os pontos melhor, porque assim ficará mais fácil selecionar os pontos que mais gosta e que se encaixa em cada projeto.

Pra começar meus treinos, aproveitei as linhas que eu já tinha (comprei anteriormente para fazer projetos bordados em ponto cruz) e organizei minha caixinha de bordado assim:

Pra nossa inspiração segue alguns projetos que encontrei no Pinterest e achei um amor!!!
Espero que você goste e que te incentive a começar. 
Em breve vou selecionar vários riscos e postar aqui.
Pra mim, não tem terapia melhor que essa, assim eu  relaxo, solto a criatividade, aproveito pra decorar, presentear e ganhar um extra...rsrsrsrsrs...
Vejam que trabalhos maravilhosos (esses não são os meus, os encontrei na internet...):
Fonte: Pinterest 
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte Pinterest
Fonte: Pinterest


Fonte: Pinterest




Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest


Então fica aí a dica para novos projetos...
O bordado livre está em alta e é riquíssimo em elegância, um verdadeiro luxo!!!!
Espero que tenham gostado.
Aproveitem pra aprender e colocar em prática.

Beijos, Beijos!!!
Até mais...















Nenhum comentário:

Postar um comentário